sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ARQUIVOS I











Tenho muitas fotos arquivadas, talvez as mais bonitas guardadas na memória...o mundo é grande mas em Floripa é só uma ilha...Palco de tantas coisas boas que já vivi nessa vida...realizações e recordações realmente memoráveis.
Eis então o que vim dividir agora...esse ali em cima contando os dias...e verdadeiramente contando os dias...que foram tantos longe da pista que a contabilização final foram semanas...é o nosso querido atleta do skate, "streeteiro" RICARDO PINGUIM...
Cada paciente é uma história, como tudo nessa vida...mas a da primeira vez que atendi o Pinguim é uma das mais divertidas de lembrar...
Ele fazia preparação física com um "gringo" de Caxias do Sul, que considerou importante, diante da intensidade dos treinos que ele tivesse acompanhamento de fisioterapia e por indicação do "Xerife" dos RTM'F, lá chegou ele nas minhas mãozinhas. Num primeiro momento mãozinhas...eles me vêem pela primira vez e nunca botam fé..o eterno preconceito masculino...mas, quando seus corpinhos estão lá extendidos na maca, mostro-lhes o que faz o "estudo".
O Pinguim é considerado um dos melhores skatistas do país na sua modalidade, tem o respeito de quem conhece do assunto e quanto melhor é o atleta mais cuidado ele tem para com sua saúde e para com quem cuida dela. Nesse caso, minha responsabilidade aumenta, tenho que saber, com muita responsabilidade, o que estou fazendo, para conquistar tamanho respeito também...
E foi assim, falei o que falo sempre, que se em algum momento estivesse colocando uma pressão na musculatura que ele não tolerasse, que podia falar e eu aliviaria...Essas modiladades de esporte que são mais "aeróbias", garantem um biotipo corporal mais magro...e o Pingua é assim, magrinho...
OK, ele nem se manifestou...fiz o que tinha para fazer e tchau, tchau...Algumas horas mais tarde o treinador me liga...chorando de tanto rir..."Melissa, o Pinguim disse que tu quase "furou" ele...", realmente a segunda impressão dele deve ter sido essa...heheheh
Com o passar dos anos, a intimidade foi aumentando, e entre fisioterapeuta e paciente é assim...você conquista a confiança da pessoa pra cuidar do seu bem mais precioso que é sua saúde, vê ela diariamente, cuida dos amigos mais íntimos dela, de outras pessoas da sua família, o tempo vai passando e ela retorna pra você, sempre na hora que está mais aflita, você recebe com amor...até a hora que sua ANAMNESE é mais fidedigna do que nunca, porque ela não tem mais vergonha nem meias palavras com você, fala o que sente e pensa mesmo...e esse é um dos vínculos que fazem com que o paciente que está com você há anos melhore mais rápido, a hipótese diagnótica é mais precisa, o alvo é mais certeiro e o tratamento também.
Então, depois que fui conhecendo o Pinguim melhor, conversamos sobre sua primeira sessão...rimos tanto...porque o que ele pensou quando eu falei aquilo da pressão, foi exatamente o que a cabeça masculina pensa, ..."imagina se essa "mina" vai ter força nessa mãozinha a ponto de eu não tolerar seu dedinho de loira nos meus super músculos treinados pelo capataz gauchão...é pretenciosa...nunca mais apareço aqui nessa metida..." . Nossa, foi mal pingua, te fazer morder a lingua...hehheh
Ele, como de início pensou isso, mordeu a lingua logo na primira "palpada" que eu dei na panturrilha, e não quiz dar o braço a torcer até eu terminar a sessão lá na região do pescoço...aguentou no "osso" e não falou NADA durante todo atendimento...hehee, mas botou fé. Em 48hs estava renovado e até hoje é meu paciente.
Depois dessa, entre outros episódios mais leves, teve uma lesão de punho, que o deixou fora do shape de rodinhas por semanas, e aquela foto ali é do primeiro dia de rolê na pista depois do tratamento. O punho, embora não pareça pra quem vê de fora e não entende de sk8, é uma articulação importantíssima para os skatistas, o apoio do peso corporal sobre ele acontece em várias manobras, então quando comprometido limita mais do que se imagina a prática do esporte...
Na seqüencia, para comemorar o retorno ICE PARTY VOL. I, Mad, Eduardo e Dranho, Ratão, Pingua o anfitrião, Manu, Sino... muita cerveja...e música boa...celebrado.bjx

Nenhum comentário:

Postar um comentário