segunda-feira, 24 de agosto de 2009




"Em tudo na vida a perfeição é finalmente atingida, não quando nada mais existe para acrescentar, mas quando não há mais nada para retirar." (Exupéry)




Pu.ro adj.1.Sem mistura; livre de impurezas:ar puro.2.Sem mancha; limpo:alma pura.3.Virginal; casto:mulher pura.4.Virtuoso; sincero:as criancas tem coracao puro.5.Incontestável; completo:é a pura verdade.6.Correto; castico:portugues puro.7.Mero; só:tudo isso é pura fantasia, pura ilusao.8.Teorico apenas, sem aplicacoes praticas:matematica pura.9.Completo; total:isso e loucura pura!10.Simples; homogeneo:branco puro.11.Diz-se do som claro e agradável de ouvir. V.Pureza.


Só para completar...Abrindo a revista Istoé essa semana, encontro mais um exemplo de "mulher daquelas", dessas que eu admiro e venho falando que tem o poder de transformar o mundo para melhor...Cora Coralina. Meu sincero respeito, minha gratidão pelo exemplo...meu otimismo por essa educação continuada...


Mas... o post de hoje envolve outro assunto, um desses assuntos desagradáveis do mundo dos adultos que querem a perfeição mas equivocam-se quanto a isso, fazem escolhas erradas e comprometem desfavoravelmente em grande abrangência, pessoas, pátria, empresas. De um encarte "de dicionário", da mesma revista Istoé retirei o significado da palavra puro. Assim, esclarecendo dúvidas quanto ao parâmetro que se utiliza quando se fala de dopping.


Quando escolhi fazer minha especialização em Medicina do Esporte, senti a maior satisfação de entrar em um curso do Dr. Eduardo De Rose, passei o período da faculdade inteira ouvindo falar da sua assumidade diante do controle de dopping no esporte, e agora estava tendo a oportunidade de ser sua aprendiz, de aprender o que ele através de sua experiência formulou como pré-requisito para um profissional da área saúde saber quando trabalha com esporte, principalmente esporte de alto rendimento, atletas profissionais, onde tudo acontece rapidamente, onde a fisiologia é outra, é a fisiologia do esporte. Fascinante universo...


Além da sua capacidade profissional, incostestável mundialmente, este homem deu mais que isso para sua ciência, teve amor e muita dedicação ao longo desses anos para com seu ofício. Soube ensinar, passar adiante seu conhecimento, recomendar a seus alunos a busca de outros conhecimentos, formou indivíduos com a mesma integridade que a sua para montar hoje uma equipe de profissionais extremamente capacitados e íntegros. Construiu um sistema tão perfeito que mesmo os "gangster", mais inescrupulosos e ousados acabam por parar no pente fino.


Encontro em São Paulo um amigo pessoal, Dr. Rafael Trindade, fizemos a mesma especialização mas em anos diferentes...é médico do esporte com mestrado em fisiologia e há alguns anos foi delegado pelo Dr. De Rose para integrar o comitê e ser um dos poucos brasileiros com tamanha responsabilidade.


Há algumas semanas teve a sensação dual de encontrar amostras positivas para dopping de atletas brasileiros do atletismo. A dualidade está na gratificação de ter sido competente no seu trabalho, de ter conduzido uma investigação de crime contra o esporte e ter desmascarado os bandidos, ganhando o reconhecimento de quem lhe escolheu para esta posição, projeção na imprensa frente ao desfecho do caso...notoriedade e respeito; e a terrível sensação da desmoralização do esporte frente a várias fontes. Me disse, na elevação da felicidade e profundeza da tristeza:"os meus méritos são na verdade o desastre para a nossa ciência."
Desde 1997, quando já estava cursando o terceiro semestre de fisioterapia, começei a fazer estágios na área da fisioterapia do esporte. A primeira clínica que estagiei foi a Ativity Center, na Chácara das Pedras em Porto Alegre. A clínica era de cinco sócios, dois deles fisioterapeutas um do Grêmio e outro do Internacional. Depois desse, fui aceita como estagiária de fisioterapia do GRU(Grêmio Náutico União), nessa época Daiane dos Santos era atleta do clube e Daniele Hipólito também circulava por lá. Em 1999 já estava atendendo junto com o fisioteraputa dos esportes da ULBRA, atletas olímpicos da seleção brasileira de vôlei que jogavam por lá..."Gilsão Mão de Pilão", Xanxa...Esse breve histórico é para que entendam que vivo os bastidores do esporte de alto rendimento há mais de dez anos. Quando você quer ser capaz de tratar uma lesão esportiva você tem que interar-se de como funciona a ligação ATLETA X CLUBE(técnico e diretor) X PATROCINADOR(empresa x marketing). Ou, seu trabalho pode ser comprometido. O conhecimento garante seus argumentos e por isso estudar , estudar e estudar é imprescindível, casuísticas que você só terá com a prática ao longos dos anos são primordiais também...seu estômago tem ser mais forte para lidar com essa questão do que socorrer uma fratura exposta das piores...então calculem...a pressão para um bom rendimento do atleta o quanto antes é fato neste meio...COMPETIÇÃO...
Por aí vai...até o ponto dos extremos, até o ponto de superar os limites da fisiologia normal do corpo do atleta, e torná-lo impuro. Várias substâncias são consideradas dopping pelo COI, não só as que aumentam a performance, mas analgésicos que eliminam a dor e acabam por indiretamente favorecer o desempenho. O que acontece é que esses meios são ilícitos e uma vez identificados pelo comitê comprometem a estrutura inteira.
Esses atletas, investigados e "pegos" COMPROMETERAM A VIDA DE TANTOS OUTROS ATLETAS...PORQUÊ...além de tudo, não esqueçam que eram olìmpicos, ou seja, representam o nosso país, gerando repercussão mundial do caso no meio esportivo. Porque a ADIDAS, marca que patrocinava a equipe não vai mais dar R$1,00(um real) pra ninguém...e eu sei que patrocinio no esporte hoje em dia NÃO É FÁCIL, é ainda mais difícil que ser honesto...conheço vários atletas puros sem patrocinio ou com patrocínio mixaria...Então, quando os caras conseguem um patrocinio digno fazem essa MERDA...UMA PERFEIÇÃO SINTÉTICA DE RESULTADOS, ou...perfeição nenhuma, porque tem o que retirar.
Om bhur bhuvah svah tat savitur varenyam bhargo devasya dhimahi dhyo yo nah pracodayat, mantra hindu, gayatri, depois dessa é o mínimo que eu posso sugerir para purificar nossas mentes e expandir nossa conciência...essa versão da Cher no youtube também vale a pena parar um pouquinho e ouvir e ver a linda performance desses também atletas, bailarinos no palco.Encantada...o corpo em movimentos amplos interpretando a leveza da canção...
http://www.vbox7.com/play:33a463a6
Amém...






3 comentários:

  1. Melissa, querida, adorei o teu blog e os comentários também, lógico, estou vendo que tu está se colocando inteira nisto, e isto é muito bonito. Está me motivando a criar o meu, dentro em breve, dentro em breve, ehehehe
    beijo e boas vibrações para o teu coração !
    Rafael

    ResponderExcluir
  2. KKKK
    me esqueci que tinha este blog
    foi só uma experiência zinha
    mas tá no ar, kkkk, ou melhor, na rede...

    ResponderExcluir